Dicas e Novidades
Marmoraria em Sorriso MT

Projetos personalizados em parceria com profissionais como arquitetos e designers de interiores.

Como manter o seu granito por mais tempo

A manutenção de seu granito é extremamente simples requer pouco trabalho, no entanto, alguns cuidados simples devem ser tomados de forma a garantir a manutenção das características do seu material por muitos anos.
A limpeza do piso deverá ser feita apenas com pano macio e água, podendo, eventualmente, utilizar detergente neutro.(como sabão de coco) com água.

Nunca limpar granitos polidos com ácido, água sanitária, sapólio, sabão comum ou outro produto corrosivo. Para limpeza profunda de pisos antigos e/ou muito sujos existem detergentes próprios que podem ser encontrados em lojas especializadas.

Os maiores "inimigos" dos granitos são os produtos oleosos, portanto, em caso de contato, procure sempre limpar com a maior brevidade possível. O atrito causado pelo contato entre o solado de sapatos e pequenos grãos de areia ou terra trazidos de áreas externas é o principal responsável pela perda do brilho do granito com o passar dos anos. Portanto, recomenda-se o uso de capachos nos acessos externos, de forma a se evitar um desgaste prematuro do piso.
A utilização de impermeabilizante é recomendável para bancadas ou para áreas externas ou muito expostas a água. Deve se seguir as instruções do fabricante.

Seguindo estas dicas simples você terá um granito em perfeitas condições de por décadas.

1.Utilizar vassoura de pelo macio diariamente.
2.Nunca jogar a água diretamente sobre o piso, nem o detergente.
3.Utilizar detergente Ph neutro diluído em água conforme especificação do fabricante.
4.Torcer o pano molhado de forma a ficar apenas úmido e passar sobre o piso (uma vez por semana), após, secar o piso com um pano macio e limpo.
5.Sempre que possível passar enceradeira com flanela.

NUNCA LIMPAR MÁRMORES E GRANITOS COM ÁCIDOS, DETERGENTES ALCALINOS, ÁGUA SANITÁRIA (CÂNDIDA), SOLVENTES, SABÃO EM PÓ, QUEROSENE, VIM, SAPÓLIO, ÁCIDO MURIÁTICO OU QUALQUER OUTRO AGENTE ÁCIDO, ALCALINO OU ABRASIVO.

Nota: Os mármores e granitos podem ser selados com produtos da alta tecnologia, realizado com técnicos especializados, para diminuir a incidência de manchas e oxidações da pedra principalmente em áreas sujeitas a umidade e produtos líquidos em geral.
Esse processo não impede que o mesmo sofre riscos ou ação de produtos ácidos, que podem “queimar” o brilho dos mármores material calcário, sensível ao ácido e granitos. Não há produto que evite a ação dos ácidos sobre os mármores e granitos.


CUIDADOS ESPECIAIS:

1. Não deixar restos de palha de aço, tipo bombril, ferro ou outros agentes em contrato com o mármore ou granito em nenhuma hipótese, pois em pouco tempo eles enferrujam manchando a superfície.

2. Evitar de colocar produtos, panelas ou recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre os mármores. Usar sempre aparadouros ou porta copos.

3. Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos se em contato com o mesmo. Existem técnicas especiais para tentar retirá-las. Não usar produtos “caseiros”. Aconselhamos a procura de empresas especializadas para orientação de “como proceder”.

4. Os mármores e granitos não devem ficar em contato com fuligem ou pedaços de madeira de qualquer espécie, pois podem entrar em contato com a linha da mesma, formando manchas de tonalidade marrom. Deve-se cuidar também de áreas principalmente externas onde a madeira fica em contato direto com o mármore ou granito.

5. Durante a fase da obra proteger a superfície do desgaste abrasivo e riscamento por metais, areia, vidros e outros materiais duros.